segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sabes por que motivo se comemora o 1º de Maio?
Lê a informação que recolhemos para ti.

No dia 1 de Maio, comemora-se, por todo o mundo, o Dia do Trabalhador.
A história deste dia começa no séc. XIX. Nessa época, a vida dos trabalhadores não era fácil, porque chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia, o que era muito cansativo e até prejudicial à saúde!
No dia 1 de Maio de 1886, juntaram-se milhares de trabalhadores em Chicago (Estados Unidos) com o propósito de lutar pelas oito horas de trabalho e de protestar contra as más condições de trabalho. Esta manifestação que se pretendia pacífica foi travada pelas forças policiais, o que provocou vários mortos e feridos
Este acontecimento ficou conhecido como "os Mártires de Chicago", por causa das pessoas que foram feridas e mortas só por estarem a lutar pelos seus direitos.
Quatro dias depois, houve uma nova manifestação pela redução do horário de trabalho e melhores condições. Mais uma vez, a polícia virou-se contra os manifestantes e acabou por prender 8 pessoas, 5 das quais foram condenadas à forca!
Em 1888, dois anos depois destes acontecimentos, os presos foram libertados por um júri que reconheceu que os trabalhadores estavam inocentes.
Em 1889, o Congresso Internacional em Paris decidiu que o dia 1 de Maio passaria a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem aos "mártires de Chicago".
Só em 1890, os trabalhadores americanos conseguiram alcançar a sua meta das 8 horas de trabalho diárias!
Em Portugal, devido ao facto de ter havido uma ditadura durante muito tempo, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se passou a comemorar publicamente o Primeiro de Maio.
Sabias que só a partir de Maio de 1996 é que os trabalhadores portugueses passaram a trabalhar 8 horas por dia?
(Adaptado do site :www.junior.te.pt)
Enviar um comentário