quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Leituras durante o mês de outubro

Ler é fundamental!

“A Leitura ensina a pensar, a falar, a escrever.” Roboulet.

Leituras recomendadas

- Crónicas do Vampiro Valentim

- Harry Potter

                                                                Sinopse

Valentim começa o seu Diário, onde descreve os primeiros dias de vampiros nem por isso de toda a família, que vive escondida em Vivalma, no sótão da velha casa de campo. No Porto, Adolfo Mil-Homens, caçador de vampiros, fica na pista deles e, entre alhos e estacas de madeira, prepara a sua expedição de caça. Entretanto, a casa de campo dos Perestrelo é vendida pelo herdeiro, o tio Basílio, e vai ser demolida. Pior ainda: Mil-Homens chega a Vivalma, com o seu ajudante Medronho, e procura o jazigo deles no cemitério, enquanto canta: "Ah, caçar, caçar, caçar, / Há caça por todo o lado / e é preciso caçar / o que ainda não foi caçado."





Dia 31 de Outubro : Dia das Bruxas ou Halloween
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Esta data é festejada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos.
História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia de verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada com a morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.


Enviar um comentário